Chevron Left
Back to Introdução à Ciência da Computação com Python Parte 2

Learner Reviews & Feedback for Introdução à Ciência da Computação com Python Parte 2 by Universidade de São Paulo

4.9
stars
1,445 ratings

About the Course

Bem vindo ao curso de Introdução à Ciência da Computação destinado aos alunos regulares da Universidade de São Paulo! Esta é a segunda parte do Curso, onde você vai continuar a aprender os principais conceitos introdutórios de Ciência da Computação e também aprenderá a desenvolver pequenos programas na linguagem Python. Esta disciplina não possui pré-requisitos; não é esperado que você tenha qualquer experiência prévia em programação; ela exige apenas o conhecimento dos conceitos básicos de matemática do ensino fundamental. No entanto, você deve fazer a primeira parte do Curso (também disponível aqui no Coursera). O objetivo principal é desenvolver o raciocínio aplicado na formulação e resolução de problemas computacionais, ensinar como abordar e resolver problemas computacionais. O ato de programar é uma ferramenta útil para trabalhar o raciocínio mencionado acima, bem como tornar mais concretos outros conceitos comuns em ciência da computação. Ao término do curso, o aluno estará capacitado para escrever pequenos programas em Python e a continuar com estudos mais avançados sobre Python por conta própria usando material disponível na Web. Outra opção é continuar seus estudos conosco fazendo o curso de Laboratório de Programação Orientada a Objetos, também aqui no coursera: https://www.coursera.org/learn/lab-poo-parte-1 Bom curso! === Esse curso foi elaborado com o apoio dos Profs. José Coelho de Pina e Carlos Hitoshi Morimoto do Departamento de Ciência da Computação do IME-USP. Nelson Posse Lago, gerente técnico do CCSL-IME-USP, Vinicius Frota, Gabriel Crispino, Antonio Abello, Athos Ribeiro e Yorah Bosse têm sido excelentes assistentes de ensino, ajudando a manter a qualidade do curso....

Top reviews

GM

Jul 20, 2023

Show. Esse curso é indispensável para quem quer seguir carreira em Ciências da Computação, independente de qual for o seu trabalho, pois programar em Python tem que estar presente em seu Curriculum...

PL

May 27, 2020

Muito bom o curso, principalmente para que esta começando, apesar de que no fim alguns tópicos mais avançados são abordados, mas eu recomendo aqueles que buscam uma introdução na linguagem python.

Filter by:

1 - 25 of 339 Reviews for Introdução à Ciência da Computação com Python Parte 2

By Luciano M

Oct 20, 2017

Complementou o assunto de Introdução à Ciência da Computação demonstrando como podem ser analisados e medidos algoritmos. Tudo de forma clara e objetiva como no primeiro curso.

By Arizoly R P

Dec 5, 2018

Meu propósito era conhecer uma linguagem de programação, sendo que não tinha nenhum contato anterior com essa matéria. Fique satisfeito com os progressos que fiz e com gostinho de quero mais. Creio que o curso entregou o que prometeu e me fez pensar de uma forma que ainda não havia tido oportunidade. Agradeço a todos da equipe e parabenizo o Professor Fábio, que dividiu conosco os conhecimentos, durante essa jornada. Espero que possamos ter continuidade para explorar melhor as alternativas que a linguagem oferece, como demonstrado nas aulas da semana 7.

By Otavio J S J

Dec 28, 2017

Ótimo curso. Atende o propósito, e a didática do Professor é excelente. No meu ponto de vista, por ser um curso introdutório e que não solicita requisitos básicos, alguns exercícios poderiam ter o enunciado mais claro sobre o funcionamento do corretor, por exemplo, dizendo se a chamada main() deve ou não estar no código e, a partir do segundo módulo, o primeiro vídeo conter a correção do exercício anterior para esclarecer dúvidas e ensinar melhores práticas.

Interessados e/ou curiosos, print("Bem-vindos ao mundo Python!").

By Jauber L U

Apr 18, 2019

Muito bom curso sobre Python, me ajudou a treinar os conceitos que estudava. O que mais gostei foi dos exercícios que me colocavam para pensar em achar a solução (treinando não ver a resposta do prof.). Gostei também da abertura sobre o Scrapy, irei treinar para ver o que consigo tirar. Novamente digo, muito bom curso para quem está iniciando e para quem já iniciou e deseja treinar os conceitos. Obrigado e sucesso a toda equipe.

By Guilherme T d M

Feb 25, 2018

Curso até poderia abordar questões como Hash Tables, Dictionaries... porém, essa é uma opinião bem pessoal minha.. O curso MERECE as 5 estrelas, porque trata todos os temas com extremo cuidado e dedicação do professor Fábio Kon. Recomendo para todos que estejam iniciando no mundo da computação!!!

By Bianca C

Sep 12, 2020

Bom complemento ao que foi visto na parte 1 do curso! Mas eu acho que faria os dois de novo, até pra melhorar os primeiros programinhas que eu fiz (colocar testes, essas coisas).

By JAIME J S

Jul 12, 2019

O Curso me deu uma introdução a linguagem de programação python, eu não sabia nada, e agora tenho uma noção sobre como criar programas básicos e como testá-los. Recomento para quem quer aprender sobre a linguagem. Caso não conheça nada sobre lógica de programação, recomento fazer alguns cursos sobre lógica, pois serão terá dificuldade em resolver os exercícios. A didática é boa, espero que tenha a parte 3, 4... e irei fazer com certeza.

By Gustavo R

Jun 13, 2017

Curso muito bom. Aulas curtas e didáticas com exercícios pra fixar bem o conteúdo. Vou torcer pra que lancem a parte 3.

By Eduardo F d S B

Jul 29, 2020

Gostei bastante deste curso, entretanto, eu senti que faltou um reforço maior do conteúdo referente a semana 6. Já que o próprio Fabio Kon falou que a recursão é uma técnica muito poderosa, poderia ter trabalhado mais exemplos de formas de implementação da recursividade no código.

By LEONARDO S D R

Feb 4, 2021

Após realizar o primeiro módulo - "Introdução a Ciência da Computação com Python Parte 1", me senti extremamente motivado para iniciar a segunda parte do curso. Hoje ao terminar, vejo o quão bom foi o aproveitamento deste aprendizado, um velho problema - a recursão, pode ser esclarecido de uma forma simples e didática, além de contar com a parte de orientação a objetos. Parabéns a todos envolvidos no desenvolvimento do curso, e em especial, ao professor Fábio Kon pela incrível facilidade em transmitir seu conhecimento.

By Rafael G

Sep 4, 2017

O curso é muito bom, porém a semana 6 é muito confusa. Os exercícios são muito difíceis e, na minha opinião, muito diferentes da aula e da explicação apresentada. Senti muita dificuldade na resolução da tarefa de programação. Entretanto, essa dificuldade não retira o mérito do curso e da qualidade das aulas e do professor.

By Antonio B d J

Feb 26, 2021

Excelente curso, assim como foi a primeira parte.

Como eu já programava um pouco eu achava que para aprender Python poderia ir direto ao Pandas e Matplotlib. Vejo que estava enganado. Foi muito importante fazer esses dois cursos para pegar bem os fundamentos.

Parabéns ao IME-USP e em especial ao professor Fabio Kon.

By Guilherme d M

Jun 16, 2020

Demais! Estou muito feliz! Comecei os cursos do professor Fabio Kon e equipe há 7 meses sem nenhuma experiência prévia em programação. Hoje concluo a parte 2 do curso com a sensação de estar bem iniciado no tema. Agora é estudar mais para, em breve, mudar radicalmente os rumos da minha carreira profissional.

By Saul L

Apr 15, 2021

El material muy bien distribuido, algoritmos de sorting, manejo de arrays y matrices, mucho testeo y sobre todo dos bonus track sobre las paqueterias de scrapy y pygame. Me fascina la lista de ejercicios son testados de forma automática lo que da retroalimentación de muy buena calidad.

By Emerson S S

Feb 27, 2021

Curso muito bem estruturado. Recomendo para quem está começando nos caminhos da programação. Serve não só para Python como também de base para desenvolvimento futuro em outras linguagens. Parabéns aos envolvidos no desenvolvimento do curso.

By Celia C

Sep 8, 2020

excelente curso, com as aulas teoricas, textos e links para aprimorar.

é o complemento da parte 1 e acho essencial completar os dois cursos.

apesar de parecer mais simples que a parte 1, tem conceitos mais complexos.

By Valdnei D B

Mar 30, 2021

Uma visão excelente que nos guia no mundo da lógica, muita coisa se aproveita não apenas para a Linguagem Python, mas para desenvolver algoritmos em qualquer linguagem. Estou muito satisfeito. Parabéns!!!!!

By Anibal M

Apr 28, 2019

Excelente curso pois dá uma visão abrangente dos principais pontos do Python principalmente para o momento histórico que estamos vivendo da era da informática, com a automação geral e IoT

By Fabio P M

Feb 6, 2021

Well organized and executed. Good amount of exercises of varying difficulty levels, covering many introdutory and some intermediate till advanced topics. I strongly recommend.

By Alexander S B

Mar 26, 2019

Novamente um excelente curso completado! Recomendo o professor Fábio, que possui amplo domínio da linguagem, e consegue de forma muito prática passar os conhecimentos.

By Victor C

Dec 18, 2020

Muito legal, os tópicos foram ficando mais avançados mas consegui acompanhar com as explicações do professor Fábio. Excelente trabalho!

By Débora C

Dec 8, 2020

Melhor curso da quarentena foi esse da USP. Super organizado, fácil entendimento, muito didático. Super recomendo.

By Vinicius A d O

Dec 6, 2020

Adorei o curso, em especial, conhecer os algoritmos de ordenação e as funções recursivas.

By Carlos A C N

Jul 25, 2018

Bons exemplos e bem estruturado. Apenas achei exagerada a ênfase em programação orientada a objetos. Muitas das utilizações nos exemplos e vídeo-aulas eram um pouco "forçadas", no sentido de definir como objetos o que na verdade seriam funções ou métodos de objetos.

By Paulo N L T

Jun 22, 2017

Explicar com mais detalhes a parte de recursão. No programa do MergeSort, ao invés de apresentar o programa já pronto, desenvolver ele do início para mostrar o raciocínio da recursão de modo que o aluno possa acompanhar as etapas de desenvolvimento da solução.