Chevron Left
Back to Controle Usando a Resposta em Frequência

Learner Reviews & Feedback for Controle Usando a Resposta em Frequência by Instituto Tecnológico de Aeronáutica

4.3
stars
144 ratings

About the Course

Neste curso você aprenderá a obter a resposta em frequência de um sistema Linear e Invariante no Tempo (LIT) e a usá-la para projetar controladores que atinjam requisitos de reposta transitória e em regime estacionário. Você aprenderá a obter o diagrama de Bode a partir de dados de amplitude e fase de entradas e saídas senoidais. Também será capaz de esboçar o diagrama de Bode de um sistema dada a sua função de transferência. Outrossim, será capaz de representar a resposta em frequência na carta de Nichols-Black. A fim de se determinar a estabilidade do sistema, você aprenderá a aplicar o critério de Nyquist, que faz uso da resposta em frequência em malha aberta e permite determinar se um sistema será estável em malha fechada. Ao fim do curso, você será capaz de projetar controladores com dinâmica, isto é, com polos e zeros, portanto mais complexos do que um simples ganho de realimentação. Essa flexibilidade permitirá que você projete controladores para satisfazer simultaneamente requisitos de sobressinal e tempo de resposta que seriam impossíveis de atender com um simples ganho. Também poderá com isso alterar as características da resposta em regime estacionário, aumentando as constantes de erro sem alterar (muito) a resposta transitória. Por fim, você aprenderá a projetar controladores do tipo PD, PI e PID, que estão entre os mais disseminados em aplicações de engenharia de controle....

Top reviews

GC

May 31, 2022

Cálculos detalhados e com excelente explicação. Sugiro apenas um pouco de demonstração prática caso possível nos próximos cursos. Obrigado

WS

Oct 14, 2017

Ótimo Curso , no entanto é necessário uma compreensão prévia de sistemas de controle

Filter by:

1 - 25 of 28 Reviews for Controle Usando a Resposta em Frequência

By Ricardo M d R F F

Aug 7, 2016

Excelente ! Espero pelos próximos cursos, a exemplo, de Controle Digital.

By Poliane m a

Sep 22, 2020

Muito difícil e muito rico. Parabéns aos professores pelo curso.

By Rubem P

Oct 4, 2017

Excelente didática do professor. O curso faz o que promete, estou completamente satisfeito. Encontrei algumas lacunas de pré requisitos na ementa deste curso (coisa que não vi em Controle de Sistemas no Plano-s), principalmente no critério de estabilidade de Nyquist, o que não foi necessariamente ruim pois recorri ao livro e preenchi o conhecimento que me faltava. No entanto, atribuo essa lacuna a uma carência pessoal, pois não cursei introdução a sistemas de controle. Portanto, nota 5 ao curso! Parabéns! PS: Quando sai o curso de controle usando espaço de estados???

By Paulo H

Jul 15, 2020

Achei um excelente curso, porem há coisas em que podem ser melhoradas, por exemplo, digitação de valores, tive que refazer alguns exercícios 4 vezes por conta de arredondamento, o que poderia expandir um pouco mais, as respostas, já que em controle é trabalhado com valores muitos pequenos, e que caso vão ao denominador, qualquer arredondamento influenciam muito na resposta.

By WASHINGTON S T

Apr 27, 2020

Muito obrigado aos elaboradores do curso e à plataforma Coursera pela iniciativa de oferecer esse conhecimento. Tenho certeza que o treinamento oferecido contribuirá para meu crescimento profissional.

Muito obrigado.

By Gabriel C M C

Jun 1, 2022

Cálculos detalhados e com excelente explicação. Sugiro apenas um pouco de demonstração prática caso possível nos próximos cursos. Obrigado

By Walquíria d N S

Oct 15, 2017

Ótimo Curso , no entanto é necessário uma compreensão prévia de sistemas de controle

By Eduardo P

Jan 24, 2023

Muito bom curso, conteúdo extremamente útil para minha formação.

By Paulo H d S

Oct 5, 2019

Excelente curso, muito útil para em sistemas industrias.

By Paulo I

Aug 29, 2023

Excelente curso, bem explicativo com bons exemplos

By Talize F d P P Q

May 10, 2017

Curso muito bem lecionado. Aprovado!

By Luiz S

Sep 18, 2017

Curso muito bom!

By Paulo R C L

Oct 2, 2016

Excelente curso.

By André A

May 13, 2016

Fora do comum

By Frank A V N

Apr 9, 2018

Excelente!

By Eduardo A

Aug 29, 2020

obrigado

By Felipe d S G

Jun 18, 2016

Ótimo!

By ELIUDES S F D G

Feb 18, 2017

.

By Bruno P M B

Oct 21, 2016

Comparado com o curso de Introdução, eu percebi vários erros, possivelmente devido a pressa... e infelizmente os 3 últimos capítulos apresentaram tests que onde seguindo as explicações não era possível para quem nunca teve contato com esta matéria (meu caso) desenvolver as respostas, foi preciso realizar muitas pesquisas com material extra curso. Mas no geral é um excelente curso que nos eleva como estudantes, nos dando uma boa base para iniciar um curso mais especifico ligado ao Controle de sistemas.

By Reinaldo S J

May 26, 2020

O curso é bem fundamentado, entretanto, é necessário pausar os vídeos para refazer os cálculos e acompanhar o instrutor. Tive bastante dificuldade em resolver o Exame Final, principalmente as questões 1 e 7. De uma forma geral eu recomendo este curso!

Conclui também o curso de "Introdução aos Sistemas de Controle". Pretendo prosseguir fazendo o curso de Controle no Plano S. Parabéns ao ITA e ao Coursera por esta contribuição.

By Ricardo A d C S

May 20, 2016

Um curso objetivo e com a fundamentação teórica básica. Uma maneira eficiente para relembrar conceitos de controle e iniciar um trabalho de desenvolvimento de ferramentas práticas para uso no projeto de controladores.

By Marcel L F d S

Feb 1, 2019

Excelente conteúdo! Porém a apresentação é um pouco mecânica. Nada que atrapalhe o aprendizado, mas uma apresentação mais dinâmica prende mais a atenção. Recomendarei este curso! Parabéns por tudo!

By Pedro S

Apr 17, 2017

Muito interessante o assunto, porém podia ter alguns exercícios resolvidos na aula!

By Ricardo P

Apr 20, 2017

Muito Bom!

By Roberto C

Apr 30, 2018

A explicacao do conteudo poderia ser mais devagar, alguns videos sao curtos demais. Tambem poderia ter mais demonstracoes com contas e etc..